Ambiente de Negócios no Brasil
VALÉRIA FERNANDES ALVES
AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL
Ji-Paraná
2014
VALÉRIA FERNANDES ALVES
AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Economia.
Prof. Regina Malassise
Ji-Paraná
2014
Sumário
Sumário 2
1.INTRODUÇÃO 3
2.MEDIDAS PROVISÓRIAS E, SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL 4
3.MEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA 6
4.A INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL 11
5.OS BENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS DAS MUDANÇAS NA MICROECONOMIA 15
6.A CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL X INABILIDADES ADMINISTRATIVAS 16
7.CONCLUSÃO 18
8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
1. INTRODUÇÃO
Ao comparar com os outros países, o Brasil está atrasado em termos de transparência, simplificação e integração de processos de interesse das empresas nacionais para a melhoria do ambiente de negócios. Isso diz respeito à obtenção e renovação de licenças para as empresas, cumprimento de obrigações tributárias e previdenciárias e operações de exportação e importação.
O excesso de burocracia e a falta de transparência nos serviços prestados pela administração pública aos cidadãos, pessoas físicas e jurídicas, geram enormes perdas que afetam diretamente a competitividade brasileira. Ao longo dos últimos anos, foram criados instrumentos para simplificar processos, aumentar a transparência e melhorar o atendimento ao público, que representaram um importante avanço no processo de desburocratização.
O desafio é garantir que estes instrumentos sejam colocados em prática, pois, embora respaldados por dispositivos legais, a realidade sugere que ainda se encontram em estágio embrionário. Esta percepção