Amar ou Estar Apaixonado
Questão: Na sua opinião, o que é melhor: Amar ou estar apaixonado?
Para mim, amor é uma extensão da paixão...
Uma paixão, quando, na minha opinião, vira amor, acaba em casamento.
Mas, existe o amor de pai, mãe, filhos, amigos, estes são eternos...
Já homem e mulher, quando estão apaixonados, tudo é maravilhoso.. frio na barriga, mãos suadas, vontade de estar 24 horas juntos.. isso é estar apaixonado(a).
E, quando esta paixão torna-se amor, vem o companheirismo, a amizade, o casamento...
Mas, nem sempre uma paixão acaba em casamento. Muitas vezes, ela termina antes, e aí fica um gosto amargo, uma sensação de vazio, pois a paixão tem esse dom de nos deixar loucos, perdidos, e quando acaba...
É gostoso estar apaixonado(a), é um verdadeiro furacão na nossa vida.
Mas, amar.. é mais terno, tranquilo, equilibrado... E o amor, este nunca se vai, nunca nos deixa com sensação de vazio, e sim de saudade...
Paixão é algo momentâneo, passageiro, uma ilusão. Amor é algo verdadeiro, eterno e prazeroso.
Gostar de uma pessoa significa ter simpatia, afeição, carinho e amizade, como diz no próprio Aurélio. Digamos que o gostar é o principio do amor. Entre um menino e uma menina, o gostar só é normal no início de um relacionamento, ou seja, o gostar deve ser sempre o começo de um relacionamento e sob hipótese alguma o "meio" ou o fim.
AMAR: É mais intenso, é como se fosse um nível acima de gostar. Amar alguém implica aceitá-la integral e racionalmente. Quando dois corações se encontram e duas mentes se combinam, então se abre uma porta para o amor. Amar é estar dentro da pele do outro. O amor, ao contrário da paixão, não é fruto de uma emoção efêmera e carnal. No amor há um equilíbrio que torna o relacionamento inabalável. Quando é o amor que impera entre um casal, as marcas que o tempo deixa no decorrer dos anos, na pessoa amada, nunca serão motivos para se pensar em separação. Aceita-se a pessoa tal qual ela é.
APAIXONAR-SE: Assim como