amambai
Curso de Pedagogia a Distância
Disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil (3° semestre)
Aluno (a): Vera Lucia Xavier Pereira RGM: 053.9800
Aula 01
1. Dissere sobre a construção da concepção de Infância.
A concepção de infância dos dias atuais é bem diferente de alguns séculos atrás. É importante salientar que a visão que se tem da criança é algo historicamente construído, por isso é que se podem perceber os grandes contrastes em relação ao sentimento de infância no decorrer dos tempos. O que hoje pode parecer uma aberração, como a indiferença destinada à criança pequena, há séculos atrás era algo absolutamente normal. Por maior estranheza que se cause a humanidade nem sempre viu a criança como um ser em particular, e por muito tempo a tratou como um adulto em miniatura. De um ser sem importância, quase imperceptível, a criança num processo secular ocupa um maior destaque na sociedade, e a humanidade lhe lança um novo olhar. Para entender melhor essa questão é preciso fazer um levantamento histórico sobre o sentimento de infância, procurar define-lo, registrar o seu surgimento e a sua evolução.
Fonte:
http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/concepcao-de-infancia-e-educacao-infantil-1080579.html
Aula 02
(1) Destaque as principais ideias dos pensadores abaixo e busque exemplos de suas contribuições na prática escolar atual:
Froebel (1782–1852)
(a) Ideias pedagógicas:
Foi o precursor do jardim da infância, defendia que a educação deve se basear na evolução natural da criança e que os currículos escolares devem se basear nas atividades e interesses de cada fase da vida. Coloca que as atividades de caráter lúdicas é um fator determinante na aprendizagem da criança, sendo o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, idealizou recursos sistemáticos para as crianças se expressarem, tais como blocos de construção, papel, argila e serragem. Valorizava a utilização de histórias,