amador
A tendências, ao fazer com que o sistema de educação fosse único, obrigatório, administrado diretamente pelo governo e pela administração central, com currículos únicos e compulsivos. Atualmente, o modelo educativo teve algumas alterações, relativamente ao rigor, começa-se com a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida. Depois temos o ensino básico, o ensino secundário, o ensino especializado e também o ensino pós-secundário.
A partir da analise dos Maias, e vendo a evolução da educação na vida de Pedro e Carlos da Maia, podemos observar que tanto Pedro como Carlos falharam na sua vida, não cumpriram os seus desejos e sonhos, os seus projectos e não ficaram com o seu amor. Assim podemos dizer que apesar das diferentes educações, a de Pedro valorizando a aprendizagem teórica e de línguas mortas, a de Carlos valorizando o saber prático e o bem-estar físico, estas não alteraram o comportamento de Carlos em relação à vida que o diferencia de Pedro. Podemos também observar que Carlos herdou as características do pai, a fraqueza e cobardia, e as características da mãe, a vida boémia, o egoísmo e futilidade. Mas estas características herdadas não são suficientes para explicar as reações e evolução da vida de Carlos.
Podemos concluir então que a influência da sociedade fútil, sem estímulos, de luxos e vida boémia, vai ser superior a qualquer factor no comportamento de Carlos, superior à educação sobretudo. Concluímos então que a influência do meio também, apesar de educações diferentes, de carateres diferentes, é sempre superior e imponente, criando assim, pessoas fracas, sem reação.