Am rica Latina do S c
Data de entrega: 25 / Fev / 2015 (quata-feira)
Assunto: A América Latina no Séc. XIX
1. Uma visão Geral
1.1. Introdução
O século XIX foi um período turbulento na história da América latina. Contra a expectativa de muitos de seus habitantes, a independência não foi uma cura para todos os seus males, não trouxe um mundo de prosperidade e autodeterminação para os recém-criados países. As fronteiras ainda estavam sob disputa, e sem tardar vieram conflitos diversos, guerras entre países em formação e ainda invasões estrangeiras. A situação da economia da região era dramática, com a perda momentânea da produção e do comércio de exportação devido às guerras de independência.
1.2. Separações
Logo após as independências formaram-se grandes países na região como a Grã-Colômbia (que inclui o que hoje é o Panamá, a Colômbia e a Venezuela) e o México (que ia do Oregon, estado norte-americano, até a fronteira Norte da Grã-Colômbia). Esses grandes países não conseguiram sobreviver devido à falta de grupos internos poderosos que pudesse unificar todo o território. Além destes, outros países também enfrentaram guerras civis com desmembramento do seu território.
1.3. A dependência econômica dos países recém-independentes
As economias coloniais da América Latina eram especializadas na produção para exportações e dependiam da produção europeia para conseguir os produtos manufaturados, já que poucas manufaturas existiam na América ibérica. Com as guerras de independência, essas produções para exportação se desorganizaram e, muitas vezes, suas exportações foram barradas pela marinha espanhola. Isso levou à pobreza dessas regiões e à escassez dos manufaturados, inclusive os mais básicos. Somando-se a isto os séculos de colonização, nos quais a economia colonial foi gerenciada tendo por fim apenas os interesses da metrópole, e