Alzheimer de A á Z
Guia Prático Para Familiares e Cuidadores
Autores
Fernanda Shariel Maciel Machado
Gautier Turlaj do Nascimento
Giorgia Tozi Garcia
Supervisora
Adriana Machado Vasques
4 DE NOVEMBRO DE 2013
CAXIAS DO SUL
Alzheimer de A à Z
Guia Prático para Familiares e Cuidadores
O que é o Alzheimer?
Com o aumento da estimativa de vida, e os avanços da medicina nos últimos anos estamos sujeito a desenvolver doenças ligadas ao envelhecimento, como o Alzheimer. A doença que atinge o cérebro em função da morte das células cerebrais, sendo ela neuro-degenerativa, progressiva e de longa duração. O termo demência popularmente é julgado como pejorativo, porém é um nome cientifico para definir a deficiência cognitiva nas atividades diárias do sujeito.
E os sintomas?
No início da doença, o paciente passa a ter esquecimentos de fatos recentes, como esquecer que já escovou os dentes há minutos atrás, ter alterações de humor, ficar inseguro, perder a noção de tempo e espaço (dia ou noite; localização), não reconhecer familiares e amigos próximos.
Dica: peça para o paciente relatar como está sendo seu dia a dia. Contar ou não contar para o paciente?
Uma das primeiras grandes dúvidas da família é se a pessoa deve saber que está doente.
Saiba que mais de 70% dos idosos gostariam de saber, por outro lado 80% dos familiares optam que o diagnóstico não seja revelado, pois eles imaginam que abalariam a motivação do familiar e sua limitação ficaria ainda maior.
Se decidir não revelar é importante estar ciente que o médico não poderá mentir para o paciente, para não comprometer uma relação de confiança entre médico e paciente.
Dica: contar para o paciente o diagnóstico só fará sentido para ele se contado bem no início da doença, quando ele ainda possui condições de entender o significado da doença.
É possível dirigir?
Tirar a liberdade do paciente dirigir pode deprimir e até piorar seu quadro, sugira que