Alvenaria
A alvenaria moderna de blocos industrializados, portanto, pode ser definida por construções formadas por blocos industrializados de diversos materiais, suscetíveis de serem projetadas para resistirem a esforços de compressão única, ou ainda, a uma combinação de esforços ligados entre si pela interposição de argamassa e podendo ainda conter armadura envolta em concreto ou argamassa no plano horizontal e/ou vertical. Há ainda, apesar de menos usadas, as alvenarias de pedras naturais ou artificiais e alvenarias adensadas, maciços de argila ou concreto, moldadas em formas especiais.
Funções:
o Resistir às cargas de ventos e/ou outros efeitos – alvenaria estrutural -, às solicitações das tentativas de intrusão, sem que a segurança de seus ocupantes seja prejudicada. o Resistir à impactos sem manifestar sinais de ruídos. o Resistir à ação do fogo, não contribuir para início de incêndio, nem para a propagação da chama, nem para a produção de gases tóxicos. o Isolar acusticamente os ambientes. o Contribuir para a manutenção do conforto térmico no inverno e no verão. o Impedir a entrada de ar e de chuva no interior dos ambientes.
Alguns tipos são: tijolo estrutural, pedra natural, bloco cerâmico, bloco de concreto, tijolo cerâmico. Dependendo da utilização e da forma como é feita, a alvenaria pode apresentar-se das seguintes formas:
• Alvenaria não armada: Nesse tipo de alvenaria, os reforços de aço (barras, fios e telas) ocorrem apenas por necessidades construtivas.
• Alvenaria Armada: A alvenaria armada é reforçada devido a exigências estruturais. São utilizadas armaduras passivas de fios, barras e telas de aço.
• Alvenaria Protendida: Alvenaria reforçada por uma armadura ativa (pré-tensionada) que submete a alvenaria a esforços de compressão.
• Alvenaria Resistente: São as alvenarias