Educação fisica progressista
Paulo Ghiraldelli Júnior, o autor, Mestre-Doutorando em filosofia da Educação pela PUC-São Paulo. Atualmente trabalha na UNESP onde leciona didática geral. O livro Educação Física Progressista, tem como mostrar parte histórica da educação física, diferenciando suas principais formas e relacionando com o contexto histórico vivido em cada época. Há diversas formas de tentar explicar o que realmente é a educação física, formas distintas que possuem um ponto em comum, a ideia de que a Educação física é uma atividade capaz de garantir a aquisição e manutenção da saúde individual.
No ponto de vista Higienista da educação física, ela é visualizada com maior ênfase na saúde, uma prática que busca a formação de corpos saudáveis, ativos, fortes. A prática da educação física busca não só trazer o bem estar individual, ele tem como objetivo melhorar a sociedade como um todo, evitar doenças com as práticas corporais. Surgiu da industrialização por volta de 1921, pois se iniciou uma série de problemas de saúde da população dos grandes centros com função de educar a população a ter hábitos saudáveis.
A educação física militarista, assim como a Higienista, também busca a formação de corpos fortes, saudáveis, porém existe uma diferença de finalidade à ela. A educação militarista faz uma seleção entre os fortes e os fracos, os capazes e os incapazes, procura por indivíduos resistentes prontos para o combate para servir a pátria. Ouve uma absorção de grande parte da educação física higienista pela militarista, isso porque continuava buscando o objetivo de saúde, mas para outros fins. Fundada em 1933, a escola de educação física foi a primeira instituição voltada para a formação de profissionais na área da educação física.
A educação física é uma disciplina como qualquer outra, a diferença é somente os instrumentos de ensino, uma prática corporal, isso segundo o ponto de vista da educação física do ponto de vista pedagógico. Fundamentalmente, a