alvenaria
DEFINIÇÃO DE ALVENARIA
Entende-se por “alvenaria” a associação de um conjunto de unidades de alvenaria (tijolos, blocos, pedras, etc.) e ligante(s) que resulta num material que possuiu propriedades mecânicas intrínsecas capaz de constituir elementos estruturais. Nas alvenarias antigas, as unidades de alvenaria eram, vulgarmente, a pedra ou o tijolo cerâmico, eventualmente reforçadas com estrutura interna de madeira.
A alvenaria estrutural vem sendo cada vez mais utilizada pelas construtoras na atual engenharia como uma alternativa que reduz custos e algumas etapas da construção dando assim mais agilidade ao empreendimento, já que a mesma dispensa a utilização de elementos estruturais como vigas e pilares e dando um aspecto mais limpo ao canteiro de obras.
Desde que a mesma atenda as exigências das normas técnicas elaboradas para sua aplicação ela se torna uma alternativa muito viável na construção de prédios e residências.
A alvenaria estrutural se baseia em blocos que podem ser de concreto ou cerâmicos capazes de suportar e transmitir as cargas da edificação para a fundação, sem a necessidade de elementos estruturais.
Por parecer muito com a alvenaria convencional, tanto no aspecto físico e geométrico, como no modo construtivo, ela também sofre de patologias muito parecidas com as que a aparecem na alvenaria convencional.
PATOLOGIAS DAS PAREDES NÃO ESTRUTURAIS
Esta resulta, do ponto de vista da designação, para as situações em que os defeitos das paredes não-estruturais resultam do deficiente desempenho ou interação dos elementos estruturais confinantes ou de suporte e para as ações mecânicas externas ou internas, a que está sujeita a parede, e que põem em causa a sua própria estabilidade.
-Ausência de projeto
- Má concepção
- inadequação ao ambiente (geotécnico , geofísico,Climático )
- Inadequação a condições técnico-econômicos
- Informação insuficiente
- Escolha ou quantificação inadequada de ações
- Modelos de