Radiologia
Instituto de Ciências da Saúde
Tecnologia em Radiologia
Exames Radiológicos Gerais
Evolução da Tomografia Computadorizada
Evolução da Tomografia Computadorizada
Descoberta do Raio X
Em 1895 Wilhelm Conrad Roentgen descobriu o raio x através de um experimento dos raios catódicos, se tornou um marco histórico na ciência. Foi realizados testes do qual ele descobriu que o raio se propaga em linha reta, gera sombras regulares, apresenta capacidade de penetração até em grandes espessuras, emitem fluorescência, sensibilizam chapas fotográficas, são ionizantes pois tem o poder de arrancar elétrons de um átomo, não tem capacidade de reflexão nem de refração e nem são desviados por imãs. Tudo isso caracterizou os raios x como possíveis ondas eletromagnéticas longitudinais. Após a divulgação de suas pesquisas foram feitas as primeiras aplicações na medicina para identificação de fraturas ósseas e começou a ser aperfeiçoada ganhando uma área especifica na medicina que é a radiologia.
Tomografia Computadorizada
Derivado do grego, tomos= cortes ou fatias grafos= desenho de uma imagem ou gráficos.
Definição: – procedimento radiológico de reconstrução matemática da imagem de um corte do corpo a partir de uma série de análises de densidades efetuadas pela rotação do conjunto tubo raios X e detectores.
Godfrey Hounsfield engenheiro eletrotécnico inglês nascido em 1919 em Nottinghamshire e falecido em agosto de 2004 em Thames, ganhou o premio nobel da fisiologia e da medicina em 1979 juntamente com o físico norte americano Allan Cormack pela descoberta da técnica de diagnostico da Tomografia axial computadorizada. Sendo assim atenuação é medida em unidade ou escala de Hounsfield, que apresenta medidas para tipos de tecidos e aparências sendo essas em branco, cinza, cinza-claro, cinza escuro e negro.
O uso clínico das imagens de tomografia iniciou-se nos anos 70 de onde evoluíram quatro gerações que