Alvenaria
As etapas preliminares consistem em adequar o terreno para a construção, locar alicerces para segurar a construção, definir e fazer os alicerces. As etapas de execução que será apresentado nesse trabalho, constituem em Alvenaria, Laje e Cobertura.
A Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades unidas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos de cerâmica, de vidro ou de concreto e pedras. A alvenaria pode servir tanto como vedação como estrutura de uma edificação. Neste segundo caso, assume o nome de alvenaria estrutural.
Os Forros são elementos estruturais de uma construção que, em conjunto com as vigas, os pilares e as fundações respondem pela estabilidade e solidez da edificação. As Lajes são elementos específicos, variando de caso a caso, conforme o fim a que se destinam, sejam para residências, escolas, depósitos, estacionamentos, e outros.
Cobertura é caracterizada por possuir um ou mais planos inclinados em relação à linha horizontal (diferente, por exemplo, das lajes planas ou das cúpulas). A cada um destes planos inclinados, dá-se o nome de água. As coberturas se apóiam em uma estrutura chamada armação, que pode ser de madeira, ferro ou concreto. A maioria das coberturas é formada de material comercial chamado telha, existindo, também, as chapas onduladas.
2. ALVENARIA
A alvenaria pode ser empregada na confecção de diversos elementos construtivos (paredes, muros, abóbadas, sapatas, etc.) e pode ter função estrutural ou simplesmente de vedação. Quando a alvenaria é empregada na construção para resistir cargas, ela é chamada Alvenaria resistente, pois além do seu peso próprio, ela suporta cargas (peso das lajes, telhados, pavimento. superior, etc.)
Quando a alvenaria não é dimensionada para resistir cargas verticais além de seu peso próprio é denominada Alvenaria de vedação.
Os blocos mais comuns são os cerâmicos e os de concreto. Os blocos