Alvenaria estrutural
Sair do discurso e im plant ar m udanças efet ivas nos procedim ent os habit uais t em sido um a ação cada vez m ais const ant e nas em presas que at uam no set or de const ruções. E, nos últ im os 15 anos, a alvenaria est rut ural com blocos de concret o foi o processo const rut ivo que m ais experim ent ou e im plant ou m udanças est rut urais significat ivas. Mudanças na elaboração, apresent ação, uso dos proj et os, aplicação dos com ponent es e procedim ent os de execução.
Nest e art igo, aborda- se a et apa de m arcação da alvenaria, passo fundam ent al para a qualidade de qualquer const rução. Propõe- se aqui um a m aneira diferent e de m arcação, com os m esm os equipam ent os at é ent ão em pregados, apenas t rocando a ordem da seqüência usual.
A prim eira fiada é a referência para a elevação das fiadas superiores num m esm o pavim ent o e t am bém para a pr im eira fiada do andar im ediat am ent e superior.
O assent am ent o dos blocos est rat égicos, blocos que definem os encont ros das paredes e abert uras, é um a t arefa t rabalhosa. Cada bloco est rat égico deve ser locado, alinhado, nivelado e aprum ado.
3URMHWR GH SURGXomR
Trat a- se de um docum ent o que reúne o conj unt o de inform ações necessárias à execução da edificação. A qualidade do proj et o de produção pode ser m edida pela facilidade que ele propicia à equipe de produção da alvenar ia na execução do serviço. I nform ações que não dizem respeit o à et apa de um det erm inado serviço só confundem e prej udicam o t rabalho. Um proj et o adequado de produção " ... proporciona a racionalização das at ividades desenvolvidas no cant eiro de obras, significa sua m elhor organização e ot im ização e cont ribui para a qualidade do produt o final." ( Aplicações do
Proj et o para a Produção na Const rução de Edifícios - Luciana Leone Maciel e
Sílvio Burrat ino Melhado) .
3ODQWD GD D ILDGD
Ut ilizada na fase de m arcação da