Alvenari
ALVENARIA ESTRUTURAL
FRANCISCO EMANOEL FREITAS MARTINS
SOBRAL-CE NOVEMBRO/2012
NBR 8215:1983 - Prismas de blocos vazados de concreto simples para alvenaria estrutural - Preparo e ensaio a compressão
Esta norma prescreve os métodos de preparo e ensaio à compressão axial de prisma de blocos de concreto para alvenaria estrutural.
Dividimos este estudo em dois métodos: Método A: para determinação de dados comparativos de resistência à compressão de alvenarias constituídas em laboratório com diversos tipos de argamassas, graute e bloco. Método B: para determinação da resistência à compressão de alvenarias construídas no local de obra, com os mesmos materiais e mão-de-obra a serem usados numa partícula estrutural. - A avaliação dos resultados de prisma de blocos é importante para o projetista conhecer a interação entre argamassa, graute e bloco, estimando a resistência da parede. - Caso a compressão mínima não seja atendida e houver assentamento na obra, poderão ocorrer rachaduras, já que a parede pode não suportar a carga exigida.
Aspecto dos blocos
Devem ser homogêneos, compactos e com arestas vivas, não apresentar trincas, fraturas ou outros defeitos que possam prejudicar o seu assentamento, resistência e durabilidade ou o acabamento em aplicações aparentes, sem revestimento. Se destinados a receber revestimento, devem ter a superfície suficientemente áspera para garantir uma boa aderência. É importante observar as dimensões estabelecidas em norma, bem como seus limites de tolerância. Quando vazados, observar ainda a espessura das paredes que compõem os blocos, pois fora das especificações, comprometem sua resistência. Com um conjunto completo de normas voltadas à qualidade dos materiais e ao processo construtivo, a alvenaria estrutural com blocos de concreto proporciona um resultado