Aluminio
Curso: Engenharia de Produção
Matéria: Química
Aluna: Erica Fernandes da Silva/Turma: 601 D
RA: 5222979465
Alumínio
Prof.ª.: Tatiana Nogueira
Niterói
2012
1.0 Alumínio
O alumínio e um elemento químico de símbolo AL de numero Atômico 13(treze prótons) e 13 (treze elétrons) com massa atômica 27u.O alumínio apesar de ser o terceiro elemento mas abundante na costa terrestre, é o metal mas jovem usado em escala industrial. Mesmo utilizado milênios antes de cristo, o alumínio começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos. Sua produção atual supera a soma de todos os outros não ferrosos. Esses dados já mostram a importância do alumínio para a nossa sociedade. Antes de ser descoberto como metal isolado, o alumínio acompanhou a evolução das civilizações. Sua cronologia mostra que, mesmo nas civilizações mais antigas, o metal dava um tom de modernidade e sofisticação aos mais diferentes artefatos.
Hoje os Estados unidos e Canadá são os maiores produtores de alumínio. Entretanto, nenhum deles possui jazidas de bauxita em seu território, dependendo exclusivamente da importação. O brasil tem a terceira maior reserva de minério no mundo, localizada na região amazônica, perdendo apenas para Amazônia e Guiné. Além da Amazônia , o alumínio pode ser encontrado no sudeste do brasil, na região de Poços de caldas(MG) e Cataguases (MG). A bauxita é o minério mais importante para a produção de alumínio, contendo de 35% a 55% de oxido de alumínio.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO ALUMINIO
O alumínio é um metal leve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. O alumínio não é toxico como o metal, não magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito. O alumínio puro possui tensão cerca de 19 megapascais (Mpa) e 400 Mpa se inserido dentro de uma liga. Sua densidade é de aproximadamente um