Alvares de Azevedo
MANUEL ANTÔNIO ÁLVARES DE AZEVEDO (SÃO PAULO, 12 DE SETEMBRO DE 1831 - RIO DE JANEIRO, 25 DE ABRIL DE 1852) FOI UM ESCRITOR DA SEGUNDA GERAÇÃO ROMÂNTICA (ULTRA-ROMÂNTICA, BYRONIANA OU MAL-DO-SÉCULO), CONTISTA, DRAMATURGO, POETA E ENSAÍSTA BRASILEIRO, AUTOR DE NOITE NA TAVERNA.
FILHO DE INÁCIO MANUEL ÁLVARES DE AZEVEDO E MARIA LUÍSA MOTA AZEVEDO, PASSOU A INFÂNCIA NO RIO DE JANEIRO, ONDE INICIOU SEUS ESTUDOS. VOLTOU A SÃO PAULO (1847) PARA ESTUDAR NA FACULDADE DE DIREITO DO LARGO DE SÃO FRANCISCO, ONDE DESDE LOGO GANHOU FAMA POR BRILHANTES E PRECOCES PRODUÇÕES LITERÁRIAS. DESTACA-SE PELA FACILIDADE DE APRENDER LÍNGUAS E PELO ESPÍRITO JOVIAL E SENTIMENTAL.
DURANTE O CURSO DE DIREITO, TRADUZ O QUINTO ATO DE OTELO, DE SHAKESPEARE; TRADUZ PARISINA, DE LORD BYRON; FUNDA A REVISTA DA SOCIEDADE ENSAIO FILOSÓFICO PAULISTANO (1849); FAZ PARTE DA SOCIEDADE EPICURÉIA; INICIA O POEMA ÉPICO O CONDE LOPO, DO QUAL SÓ RESTARAM FRAGMENTOS.
NÃO CHEGOU A CONCLUIR O CURSO, POIS ADOECEU DE TUBERCULOSE PULMONAR. PORÉM, O QUE DEU FIM REAL A SUA VIDA FOI UM TUMOR NA FOSSA ILÍACA QUE PIOROU DEPOIS DE SUA QUEDA DE CAVALO, AOS 20 ANOS. A SUA OBRA COMPREENDE: POESIAS DIVERSAS, POEMA DO FRADE, O DRAMA MACÁRIO, O ROMANCE O LIVRO DE FRA GONDICÁRIO, NOITE NA TAVERNA, CARTAS, VÁRIOS ENSAIOS (LITERATURA E CIVILIZAÇÃO EM PORTUGAL, LUCANO, GEORGE SAND, JACQUES ROLLA), E A SUA PRINCIPAL OBRA LIRA DOS VINTE ANOS (INICIALMENTE PLANEJADA PARA SER PUBLICADA NUM PROJETO - AS TRÊS LIRAS - EM CONJUNTO COM AURELIANO LESSA E BERNARDO GUIMARÃES). É PATRONO DA CADEIRA Nº 2 DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.