Alunos de Moda debatem cidadania ambiental e sustentabilidade
A coleção “Design Vivo” começou a ser articulada durante as aulas da disciplina de Ergonomia e Moda lecionada pela professora Mara Rubia Theis ocorrida no início do semestre passado. Partindo da reflexão sobre as relações com as cinco peles expressas por Hundertwasser, e através de suas propostas de discutir sobre o consumismo, reutilização de materiais, principalmente sobre sustentabilidade e a preservação do meio ambiente a equipe constituída por Débora, Isabel, Jéssica, Marcia e Santiago produziram um vestido utilizando materiais reciclados como estopa de sofá e banners descartados.
Para a criação do vestido, a aluna Isabel (biólogia), nos conta que também foram utilizados materiais orgânicos, como feijões alpiste, e cipó, localizados ao seio do manequim, “que representam a vida brotando, o nascimento”, diz Isabel, daí o nome: Design Vivo. A busca pelo equilíbrio na composição pode ser observada por formas espirais, redondas, curvilíneas, onde traduzem para o design a leveza e delicadeza. O aluno Santiago ressalta que também serviu de inspiração para a criação, a falta de definição das formas e cores retratadas nas obras de Hundertwasser.
A Década de 2005-2014 foi decretada pela UNESCO como a década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável com o intuito de estimular as pessoas a mudarem suas atitudes e comportamentos em relação ao meio ambiente e a utilização dos recursos naturais (site Portal Aprendiz). Para isso, a Década enfatiza o papel central da educação na construção de um mundo mais sustentável e igualitário e a coleção “Design Vivo” contribui com o objetivo de fortalecer a cidadania ambiental,