Aluno contrutor
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Produção textual interdisciplinar individual
Novo Gama - GO
2011
RHANNE MOURA DA SILVA
Orientadores: ProfºDaniele fioravante
Vilze vidoti ,Lilian salete alonso.
Novo Gama- GO
2011
O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
Observando as culturas diferenciadas que nos rodeia, em si tratando de regiões pode se dizer que convivemos com uma sociedade que sofre preconceitos diversos, quando se fala de preconceito já se vem em mente preconceito racial, mas baseado no caso do aluno Ednã, é visível a existência de diversos tipos de preconceito, vividos pelo menino, no espaço educacional.
A princípio o primeiro obstáculo constrangedor vivido pelo mesmo é no caso o problema da fala, do sotaque que o menino possui, pelo fato de ter vindo de uma região diferente, sua postura lingüística tem tendências puxadas pela região em que morava, postura esta que deixa o menino Ednã, a mercê da turma, sendo motivo de chacota, de brincadeiras, realizadas pelos demais coleguinhas que o deixa muito sem graça diante da situação.
É notável que a pessoa que tem este tipo de comportamento em relação ao menino muitas vezes faz, por não ter o habito de conviver com as diferenças e devido a isso acham interessante a forma que o mesmo se expressa. E em si tratando de forma de se expressar, podemos contar com as diversas expressões utilizadas pelo professor em sala de aula para questionar, ou seja, para idealizar junto aos mesmos a importância da realização da chamada, através do diário de chamada o professor poderá dinamizar este ato, de forma que os coleguinhas vão trabalhar sua fala , suas pronuncias em relação aos seus nomes evitando assim que surja mais caso como o de Ednã.
O pedagogo na instituição de ensino é peça fundamental, de estima importância para o bom andamento dentro do espaço de educação e necessário que haja uma