A construção do ser social
A sociologia surgiu como ciência a fim de analizar os problemas sociais e o indivíduo como ser social. Enfrentamos diariamente vários problemas de ordem social, cultural e econômica que tem como causa a desigualdade social estabelecida principalmente com o surgimento do capitalismo.
A tecnologia, bem como os meios do produção e forma de trabalho nos robotizam. Culturalmente, somos criados para o trabalho sem pensarmos na sua verdadeira origem e finalidade. Produzimos, recebemos um salário por nossa produção e consumimos o produto muitas vezes, do nosso próprio trabalho, sem questionarmos se estamos pagando o devido valor por ele, nem se o que recebemos por produzi-lo foi o justo.
A sociolgia nos orienta e nos aponta claramente os problemas sociais que surgiram a vários séculos e que parecem não ter fim. Temos que analisar a história e perceber que mudanças são possíveis e prováveis desde que estejamos dispostos a sair da acomodação mudando de atitude. Perceber que mudanças de hábito, de ponto de vista, estimulam quem está ao nosso redor. Perceber que temos força quando saimos do anonimato, quando nos aliamos aos nossos colegas, aos nossos visinhos, a nossa comunidade. Não devemos ter medo de expressar nossa criativade, nossa opinião.
Dentro do contexto de que somos contrutores da sociedade, a escola ocupa um lugar de grande importância para ajudar os indivíduos desta sociedade na descoberta de seu papel. A sala de aula pode ser, na vida de cada aluno, uma oficina onde se possa criar e recriar a história. Pode ser um lugar prazeroso onde todos possam aprender e ensinar, ser construtor e construído. O professor é o