ALUM NIO
INTRODUÇÃO Por ser leve, relativamente resistente e bom condutor de calor e eletricidade, é muito utilizado na produção de eletroeletrônicos, latas de bebidas, além de utensílos culinários.
Nas condições ambiente, é sólido e brilhante. E, por possuir grande afinidade com oxigênio não é encontrado puro nanatureza, mas na forma de óxidos e silicatos. Sua trivalência positiva faz com que seja altamente oxidável, logo, sua aparência visual é de cinza fosco, para que sua vrdadeira aparência brilhante seja vista, é necessário um polimento ou atrito com outro metal mais duro.
É dúctil e também o segundo metal mais maleável, atrás apenas do ouro. O estado de oxidação +3 é praticamente o único encontrado no alumínio e existência de hidróxidos sólidos formam o principal componente do mineral bauxita.
HISTÓRIA
O alumínio apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial. Mesmo utilizado milênios antes de Cristo, o alumínio começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos. Sua cronologia mostra que, mesmo nas civilizações mais antigas, o metal dava um tom de modernidade e sofistificação aos mais diferentes artefatos. Não obstante, durante seus primeiros usos, nada se sabia sobre o metal na forma como conhecemos hoje, já que o alumínio só começou a ser produzido comercialmente hácerca de 150 anos. Em 1945 na cidade de Ouro Preto (MG) foi produzido o primeiro lingote de alumínio do Hemisfério Sul, na fábrica da Elquisa.
PROCESSO DE OBTENÇÃO
A obtenção do alumínio é feita a partir do mineral bauxita, o processo se dá em três etapas:
Mineração
A bauxita contém de 35 a 55% de óxido de alumínio, este material é extraido da natureza e através dele se obtém a Alumina.
Refinaria
Nesta etapa, a alumina precisa passar por uma purificação, é então dissolvida em soda cáustica e logo após passa por uma filtração. Um pó branco de alumina pura é obtido e enviado à redução.
Redução
Esta última