ALUM NIO
O alumínio é um metal branco acinzentado maleável e dúctil, sendo um dos elementos metálicos mais abundantes na crosta terrestre, representando cerca de 8,1% (como elemento, é o terceiro mais abundante). Não é encontrado puro. Alguns minerais são bauxita (hidróxidos de alumínio com argilas), criolita (fluoreto de alumínio e sódio), granitos, entre outros.
Aplicações
É usado em embalagens, utensílios de cozinha, construção civil, objetos decorativos e em inúmeras aplicações estruturais e industriais que exigem um metal leve e de boa resistência mecânica.
Também usado como condutor em linhas de transmissão de eletricidade, apesar da condutividade elétrica ser apenas 60% da do cobre. Tal desvantagem, em vários casos, é compensada pela maior leveza e menor custo.
Ligas de alumínio são os principais materiais da estrutura de aviões e veículos espaciais.
A deposição de alumínio evaporado sob vácuo forma uma camada altamente refletiva para a luz e raios infravermelhos, não oxida como a prata e é usada em espelhos de telescópios, papéis decorativos e outros. http://www2.fc.unesp.br/lvq/LVQ_tabela/013_aluminio.html 2.2.1. Estrutura da Lata de Alumínio Na figura 2.3 estão caracterizados todos os componentes de uma lata de alumínio, assim como o anel, rebite do anel, pescoço da lata que é de diâmetro menor do que o corpo para receber a tampa que representa 25% do peso da latinha, corpo, base da lata na forma convexa, rótulo, detalhe do flange, tampa e abertura [NOVELIS, 2004].
2.2.2. Produção de Latinhas com Laminados de Alumínio O processo de fabricação de uma lata apresenta oito estágios produtivos descritos a seguir e representados na figura 2.4 [NOVELIS, 2004]. Estas etapas consistem em:
• Primeiro estágio é a formação do corpo. O alumínio laminado, que vem em grandes bobinas, entra na prensa de estampagem. O equipamento computadorizado corta a chapa em vários discos dando-lhes a forma de um copo. O alumínio neste estágio