Alteração no ph
Alteração do pH
Thiele Souza
Belo Horizonte 2012 | |
OBJETIVOS
•Verificar alterações de pH de solução
1. INTRODUÇÃO
A analise de soluções de pH no meio água destilada e aquosas. O pH ou potencial de hidrogênio, que indica a concentração de íons H+ em relação a concentração do íon OH- em algum meio, onde o meio com maior concentração do íon hidrogênio será acido como maior concentração de hidroxila será básico e quando as concentrações estive ao meio e neutro.
As concentrações no equilíbrio de íons em soluções, contendo um acido fraco, ou base fraca. Essa soluções, que contem um par ácido base conjugada fraco, podem resistiras variações de pH com a adição de pequenas quantidades de acido ou base forte. São chamadas soluções tampão, um tampão resiste as variações do pH porque ele contem tanto espécies acidas para a neutralizar os íons OH- quando na neutralização dos íons H+.
2. PARTE EXPREMENTAL
O pH é uma característica de todas as substâncias , denominado pela concentração de íons de hidrogênio. Os valores possuem a variação de 0 a 14, sendo que valores de 0 a 7 são considerados ácidos, valores em torno de 7 são neutros e valores acima de 7 são denominados básicos ou alcalinos. Uma substância com um pH baixo, possui uma concentração maior de íons H+ e uma concentração menor de íons OH-, valores abaixo de 0 e acima de 14 são possíveis, porém muito raros.
O Ph de uma substância pode variar de acordo com a sua composição, concentração de sais, ácidos,metais, bases e substâncias orgânicos e da temperatura.
A solução tampão é uma solução em que o pH tende a permanecer o mesmo, ou não possui alterações significativas após a adição de base ou de ácidos fortes.Em uma solução tampão existe um ácido e mais a sua própria base conjugada, em concentrações aproximadamente iguais. O ácido e a base estabelecem um equilíbrio químico.
A relação entre o pH de uma solução tampão e as