Alteracoes morfofuncionais do uso da mamadeira.
– POLÍTICAS, PRÁTICAS E BASES CIENTÍFICAS. ED. Sarvier. 2008. P. 444-461
ALTERAÇÕES MORFOFUNCIONAIS DECORRENTES DO
USO DA MAMADEIRA
Dr. Pedro Pileggi Vinha
Dra. Gabriela D. de Carvalho
Dr. Germano Brandão
INTRODUÇÃO
É conceito universal que crianças alimentadas no peito são muito menos propensas a desenvolver doenças do que aquelas que receberam outro tipo de alimentação nos seus primeiros meses de vida.
Mas o presente capítulo não tratará das doenças decorrentes da substituição do leite materno por leite de vaca ou por fórmulas lácteas industrializadas. É verdade que, historicamente, as amas-de-leite, as ações entre amigasdo-peito, as doações de leite entre as mulheres lactantes e diversas outras modalidades de aleitamento com leite humano, foram responsáveis por salvar muitas vidas. E, modernamente, o leite humano coletado e pasteurizado é uma solução brilhante para as mães que não conseguem amamentar os seus filhos.
Mas não importa somente o líquido. Este capítulo tratará, isto sim, das doenças decorrentes da utilização da mamadeira (estrutura física) e seus bicos artificiais (diversos tipos) e o quanto eles podem ser nocivos ao desenvolvimento do bebê e à sua saúde como um todo. O conteúdo da mamadeira não será a parte mais importante deste texto.
Das várias diferenças entre o peito materno e as mamadeiras, três delas merecem atenção especial:
- Pega, posicionamento da língua e deglutição.
- Forma de extração do leite.
- Forma e elasticidade dos bicos.
VINHA, P.P.; CARVAHO, G.D.C.; BRANDÃO, G. - ALTERAÇÕES MOROFOFUNCIONAIS DECORRENTES DO USO DA MAMADEIRA no livro O ALEITAMENTO MATERNO NO CONTEXTO ATUAL
– POLÍTICAS, PRÁTICAS E BASES CIENTÍFICAS. ED. Sarvier. 2008. P. 444-461
Entretanto, é necessário explicar como se processa cada uma das formas de aleitamento para que se possa