Altera Es Linguagem
LINGUAGEM
LINGUAGEM
A linguagem é uma característica especificamente humana, para alguns autores é considerada essencial para o desenvolvimento, pois é fundamental na elaboração e na expressão do pensamento.
ALTERAÇÕES DA
LINGUAGEM
As alterações da linguagem podem ser devido à lesão neuronal provocada por AVC, tumores cerebrais, etc. ou a transtornos psiquiátricos. Nas alterações por quadro de lesão orgânica, temos: As afasias: (perda da linguagem falada e escrita por incapacidade de compreensão) – não há incapacidade motora, a lesão é cerebral. Afasia de expressão ou de BROCA – não produz a linguagem de forma fluente.
Afasia de compreensão ou de Wernicke – indivíduo continua podendo falar, mas é uma fala defeituosa, às vezes incompreensível. Erro na escolha das palavras para expressar uma ideia. Afasia global – grave e não-fluente.
Alterações da linguagem relacionadas disfunções neurológicas ou próprias de defeito no aparelho fonador:
Parafasias: deforma as palavras (ex. ibro para livro) Agrafia: perda linguagem escrita sem comprometimento cognitivo.
Alexia: perda de leitura.
Dislexia: disfunção leve de leitura.
Disartria: dificuldade de articular as palavras.
Disfonia e disfemia: Disfonia lesão orgânica que leva a alteração da fala pela sonorização podendo chegar a afonia não consegue emitir nenhum som (defeitos da voz). Disfemia ou afemia: alteração por fatores psicogênicos.
Gagueira: (tipo frequente de disfemia) atuam fatores diversos – genético-familiares, neurobiológicos e psicológicos e emocionais.
Dislalia: deformação, omissão ou substituição dos fonemas. Pode ser orgânica
(do próprio aparelho fonador) ou psicogênica
(funcionais). Ex. manica (máquina)
Nas alterações funcionais (associadas transtornos psiquiátricos):
Logorréia, taquifasia e loquacidade Bradifasia
Mutismo: Nos transtornos psiquiátricos podem estar associados a outras alterações de funções mentais. Em crianças mutismo eletivo ou seletivo – psicogênico.