Alquimia
Tecnicamente, com o avanço das tecnologias de computação, o termo SIG passou a representar um complexo sistema computacional com possibilidades não apenas de ilustrar processos espaciais, mas também realizar análises espaciais usando diferentes bancos de dados de forma integrada.
Para Druck et al.23, "o termo Sistemas de Informação Geográfica (SIG) é aplicado para sistemas que realizam o tratamento computacional de dados geográficos e armazenam a geometria e os atributos dos dados que estão georreferenciados, isto é, localizados na superfície terrestre e representados numa projeção cartográfica".
Nestes termos, um SIG se mostra capaz de processar dados espaciais com mecanismos de entrada, edição, análise, visualização e saída, ou seja, a manipulação de informações georreferenciadas.
É comum existir uma confusão entre os termos Geoprocessamento e SIG. Geoprocessamento é um termo mais amplo que engloba um conjunto de tecnologias de coleta, tratamento, manipulação e apresentação de dados geográficos, por meio de programas computacionais. Os SIG consistem em apenas uma destas tecnologias dentre várias outras, tais como o sensoriamento remoto, a digitalização de dados, a automação de tarefas cartográficas e a utilização de Sistemas de Posicionamento Global – GPS. Geoprocessamento, portanto, é um conjunto de ferramentas e tecnologias, e o SIG talvez se enquadre como a