Almoço
Para a maioria dos brasileiros e portugueses, o almoço é a principal refeição do dia, no que consomem pelo menos uma hora entre transporte, refeição e descanso.
Na maioria dos países, a lei exige um intervalo intra-jornada de trabalho para descanso e refeição, de pelo menos 15 minutos após 4 horas de trabalho contínuo ou de pelo menos 1 hora após 6 horas de trabalho contínuo. Assim sendo, a maioria das pessoas tem tempo, entre as 11h e as 13h, para almoçar.
Índice [esconder]
1 Papel na sociedade
2 Importância nutricional
3 Almoços de vários países
4 Ver também
5 Referências
Papel na sociedade[editar | editar código-fonte]
Almoço no Alentejo.
O almoço é um momento propício para se interagir com colegas, amigos e com os membros da família, contudo não é essa a característica que define o almoço. Podemos dizer que o almoço, particularmente no Brasil, pode ser visto como um descanso após uma etapa do trabalho ou do estudo, quando as pessoas de uma maneira geral, param para se alimentar e recobrar as energias, podendo retomar a atividade após a refeição. Antigamente, no dia a dia menos atribulado, após o almoço era comum as pessoas fazerem a sesta(descanso curto, que pode ou não incluir um breve cochilo). Adeptos da prática afirmam tal ato recupera as energias para o restante do dia.
Em alguns países, como a França e Estados Unidos da América, a primeira refeição, ou seja, o desjejum, é a principal alimentação do dia, pois desde a Idade Média na Europa e desde a colonização norte-americana, a maior