Almoxarifado
Por: Amarildo Nogueira
O almoxarifado é local pela guarda de materiais, de forma organizada e sincronizada para que os produtos sejam disponibilizados com agilidade sempre que solicitados. Este local, geralmente na maioria das empresas, é responsável por boa pare do investimento financeiro. Quando se pensa em almoxarifado, imagina-se um local cheio de objetos, com gente treinada e capacitada executando tarefas integradas e seguras. Mas, nem sempre essa é a realidade.Muitas vezes, o Almoxarifado transforma-se num local, onde as coisas e as pessoas se perdem, sem sequer dar conta do mal que estão fazendo a si e à organização.
Lopes, Souza e Moraes (2006) destacam que o almoxarifado é o local responsável pelo recebimento, armazenagem, expedição e distribuição dos materiais. Pode ser um local coberto ou não, com condições climáticas controláveis ou não, com alto nível de segurança ou não, tudo dependendo do tipo de material a ser acondicionado e das normas necessárias para o correto acondicionamento, localização e movimentação.
A função maior do almoxarifado é manter uma empresa sempre abastecidas de seus bens de consumo, ou seja, fornecer de forma contínua e sem interrupção materiais e matérias-primas para diversas unidades produtivas e administrativas da empresa.
Todos nós somos, capazes de avaliar os transtornos que as questões políticas trazem para o setor de compras, que é quem dá "oxigênio" ao almoxarifado. No entanto, não podemos deixar de estabelecer uma conduta, capaz de defender mesmo que minimamente, a questão de suprir as unidades daquilo que necessitam.
Para que um almoxarifado funcione de forma confiável é necessário que exista acuracidade que é um adjetivo, sinônimo de qualidade e confiabilidade da informação, "acurado" significa feito ou tratado com muito cuidado, para a logística o mesmo possui o seguinte significado; "Grau de ausência de erro ou grau de conformidade com o padrão". Manter corretas as