allan
Com surgimento posteriormente a versão 3.0 do Android o FRAGMENT é uma das grandes novidades da API do Andoid principalmente graças a chegada dos Tablets ao mercado , sua definição básica seriam como o próprio nome diz fragmentos de uma tela em algum aplicativo Android. Por ser um “pedaço” de uma tela, podemos utiliza-lo em vários locais, e é por isso que ele é útil. Possibilita a reutilização simples de uma funcionalidade, em vários locais.Alem disso esta estrutura pode manter uma boa experiência de Interface gráfica em todos os dispositivos Android, independente do tamanho da tela, é quebrar o aplicativo em componentes que se possa reutilizar, e tirar essa lógica da activity. Essa API trabalha de forma independente de outros fragments e activities e uma de suas características mais importantes na otimização do trabalho é o fato de possuir um design modular que pode ser reaproveitado tanto para smartphones como para tablets Android.
Outras características dos Fragments
Um fragmento tem seu próprio layout e seu próprio comportamento com os seus próprios retornos de chamada do ciclo de vida.
Pode adicionar ou remover os fragmentos de uma atividade enquanto a atividade está em execução.
Pode combinar vários fragmentos em uma única atividade para construir uma interface de usuário multi-painel.
Um fragmento pode ser utilizado em várias atividades.
Ciclo de vida Fragmento está intimamente relacionado com o ciclo de vida de sua atividade de acolhimento, o que significa que a atividade está em pausa, todos os fragmentos disponíveis no acivity também será interrompido.
Um fragmento pode implementar um comportamento que não tem nenhum componente de interface de usuário.
Os fragmentos foram adicionados ao Android API na versão Honeycomb de Android qual a versão 11 do API.