All the things
É chamada de Síndrome de Jacobs, Trissomia XYY, Síndrome XYY, Aneuploidia 47, XYY ou Síndrome do Supermacho a aneuploidia, ou seja, alteração genética que prevê um número anormal de cromossomos, neste caso, os sexuais.
O sujeito que possui a síndrome tem um cromossomo sexual a mais em cada célula. Este é o cromossomo sexual Y que designa um homem, ficando assim com XYY. Sendo o cromossomo sexual que define o sexo masculino, a síndrome só ocorre em pessoas deste sexo.
História
A Síndrome de Jacobs foi descoberta nos Estados Unidos, em 1961, por Sandberg. O seu paciente tinha 44 anos e era pai de 6 filhos, frutos de 2 casamentos. Destes, dois apresentavam anomalias, uma filha tinha Síndrome de Down e outra não apresentava órgãos sexuais internos.
Em 1965, foram publicados dados de um estudo realizado num estabelecimento criminal da Escócia por Patrícia Jacobs (daí o nome atribuído à doença). Neste estabelecimento todos os doentes tinham um problema comportamental ou doença mental e sete pessoas eram portadoras da Síndrome 47 XYY.
Características e sintomas
A característica mais notável não é o crescimento elevado do órgão sexual masculino, como todos automaticamente pensam, mas sim, o crescimento acelerado do corpo na infância.
Também se observam, fisicamente, muita acne durante a adolescência, espaço entre as sobrancelhas, distúrbios na fala, em alguns casos, não ocorre o descimento dos testículos (criptorquidia) e redução no tamanho do órgão sexual, dentes grandes e mãos e pés compridos.
Emocionalmente e psicologicamente, o homem tem maior taxa de testosterona, o que pode contribuir para agressividade e uma inclinação a ser antissocial, QI um pouco abaixo do normal, problemas para se comunicar verbalmente, aprender e ler e impulsividade.
Normalmente aprendem a controlar os impulsos nervosos e problemas sociais a medida em que crescem. Não apresentam nenhuma exuberância fenotípica, são férteis e sua incidência é de uma a