Aline
Através da Membrana Celular
Profª. Msc. Elaine Carmelita Piucco elainepiucco@yahoo.com.br Transporte de Íons e de Moléculas
Através da Membrana Celular
A Fig. Abaixo apresenta a composição aproximada do líquido extracelular, situado por fora das membranas celulares, e do líquido intracelular, que fica no interior das células. Note-se que o líquido extracelular contém grandes quantidades de sódio, mas apenas pequenas quantidades de potássio. Exatamente o oposto ocorre no líquido intracelular. Ao mesmo tempo, o líquido extracelular contém grande quantidade de cloreto, enquanto o líquido intracelular só o tem em pequenas quantidades. Mas as concentrações de fosfatos—em essência, todos são metabólitos intermediários orgânicos — e de proteínas no líquido intracelular são consideravelmente maiores que as do líquido extracelular. Todas essas diferenças são extremamente importantes para a vida da célula.
A barreira lipídica e as proteínas de transporte da membrana celular
Membrana celular: é composta, quase que inteiramente, da bicamada lipídica, com grande número de moléculas de proteína flutuando no lipídio, muitas delas atravessando toda a espessura dessa bicamada.
A bicamada lipídica não é miscível com os líquidos extra e intracelular.
Representa barreira ao movimento da maioria das moléculas de água e das substâncias hidrossolúveis entre os compartimentos dos líquidos extra e intracelulares.
Contudo, algumas substâncias conseguem atravessar essa bicamada, entrando na célula ou saindo dela, passando diretamente pela substância lipídica.
As moléculas de proteína interrompem a continuidade da bicamada lipídica e, portanto, formam via alternativa através da membrana celular.
A maioria dessas proteínas penetrantes é, como resultado, formada por proteínas de transporte.
As diferentes proteínas vão atuar por modos distintos:
Algumas contêm espaços aquosos, ao longo de toda a sua