Aline
MEMÓRIA DE AULA 4
Profº Ms. Bráulio C. Santos
ELASTICIDADES
ELASTICIDADES reflete o grau de reação ou sensibilidade de uma variável quando ocorrem alterações em outra variável, coeteris paribus.
ELASTICIDADE DA DEMANDA
É a variação percentual na quantidade procurada do bem X em relação a uma variação percentual em seu preço, coeteris paribus.
TIPOS DE DEMANDA:
A.- ELASTICA a variação da quantidade demandada supera a variação do preço. B.- INELÁSTICA ocorre quando uma variação percentual no preço provoca uma variação percentual relativamente menor na quantidade procurada.
C.- UNITÁRIA As variações percentuais no preço e na quantidade são da mesma magnitude, porem, em sentido inverso
ELASTICIDADES
FATORES DE INFLUÊNCIA NO GRAU DE ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA
1.- EXISTENCIA DE BEM SUBSTITUTOS quanto mais substitutos houver para um bem, mais elástica será sua demanda, pois, pequenas variações em seu preço, fará com que o consumidor passe a adquirir seu substituto, provocando queda em sua demanda, mais que a variação do preço.
2.- ESSENCIALIDADE DO BEM se o bem é essencial, sua demanda será pouco sensível a variação de preço, terá demanda inelástica.
3.- IMPORTANCIA DO BEM QUANTO A SEU GASTO, NO ORÇAMENTO DO
CONSUMIDOR quanto maior o gasto referente a determinado bem em relação ao gasto total (orçamento) do consumidor, mais sensível torna-se o consumidor a alterações em seu preço ou seja, a demanda é elástica.
4.- RELAÇÃO ENTRE RECEITA TOTAL DO PRODUTOR E O GRAU DE ELASTICIDADE
a receita total do produtor, que equivale ao gasto total dos consumidores, é igual à quantidade vendida, vezes seu preço unitário de venda RT = P x Q
ELASTICIDADES
FÓRMULAS DE CÁLCULO – ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA:
1.- ELASTICIDADE NO PONTO ESPECIFICO: uma alteração positiva de preços corresponde a uma variação negativa da quantidade demandada q1 – q0
----------variação % em Q q0 Epd =