Alimentação de caprinos
Os caprinos são animais capazes de viver em condições alimentares escassas e de baixa qualidade, entretanto nessas condições sua produtividade é comprometida e não satisfatória. Para uma boa produtividade é necessário que os caprinos disponham de alimentos com qualidade e que sejam satisfatórios para seu desempenho produtivo.
Normalmente esses animais usam a vegetação nativa para sua alimentação. Assim para a criação destes animais a escolha da propriedade deve ser de preferência as que contem vegetações do tipo caatinga ou matas que contenham Unha-de-Gato, Mororó, Jurema Preta, Camaratuba, Maria Preta, Pau Ferro, etc., que são ótimas fontes de alimento para os animais. Regiões onde contem capim agreste, não são adequadas para criação de caprinos.
Dentre as espécies com potencial para alimentação de caprinos, destacam-se as seguintes:
Mororó - Também conhecida como Pata-de-vaca. Os animais ingerem as folhas verdes ou secas.
Jurema - Existem a branca e a preta. Os caprinos dão preferência aos brotos novos e às vagens.
Sabiá - Também é conhecida como Unha-de-Gato. É uma das plantas preferidas pelos caprinos. Na época das chuvas, eles comem as brotações novas e no verão, as folhas secas e vagens caídas.
Camaratuba - Planta nativa que existe, principalmente, na região semi-árida. Apresenta grande valor para a alimentação dos caprinos e permanece verde durante todo o ano.
Calopogônio - Suas ramificações e sementes são peludas. Produz grande quantidade de sementes e ramas, que são apreciadas pelos caprinos na época seca, na forma de feno natural.
Pau-Ferro - Também conhecido como Jucá, fornece folhas e vagens para alimentação dos caprinos.
Jitirana - É um cipó que produz muitas ramas e floresce no final da estação chuvosa. Os animais apreciam suas ramas no período das chuvas e as folhas fenadas naturalmente no período seco.
Feijão bravo do piauí - Os animais comem sua folhagem, tanto no período das chuvas como na seca.