Alienação
Projeto Futebologia: Futebol e Alienação
Contagem
2014
Tema
O futebol utilizado para a alienação do povo.
Objetivos
Por meio deste trabalho buscamos mostrar o verdadeiro significado do futebol e o significado que é relacionado a ele pela mídia, pelos empresários e pelos jogadores. Esse segundo significado pode ser considerado como uma forma de Alienação em massa e nosso objetivo é mostrar esses dois tipos de futebol, o da diversão e da alienação.
Relevância social
Pensando na relação existente entre o futebol e a alienação, chegamos à conclusão que o esporte em si não é alienação, mas todo o conceito construído em torno dele é.
O futebol surgiu como mero instrumento de lazer. Veio da Inglaterra, trazido por Charles Muller, com o simples objetivo de entreter e divertir as pessoas. Mas aos poucos foram acontecendo transformações que o fizeram deixar de ser um mero esporte, com fins exclusivamente lúdicos. E é aí que reside a alienação.
O futebol se fosse tratado como mero esporte, sem associação a valores superiores, respeitando a liberdade de adesão ou não e não colocando como prioridade acima de questões mais importantes, estaria bem longe de ser definido como instrumento de alienação. Mas não é isso que ocorre em nosso país.
Os brasileiros usam o futebol como o mais importante instrumento de sociabilização que existe. Torcer pela Seleção Brasileira de Futebol ganhou status de "dever cívico". Não aderir a histeria coletiva das copas é considerado uma ofensa à população em geral e a nação como instituição, gerando muitos conflitos. Isso também é uma característica de alienação.
O maior problema é que o futebol é utilizado como controle em massa, ao fazer isso os interessados conseguem retirar todos os holofotes dos problemas que a população brasileira enfrenta, como as péssimas condições de saneamento básico, de saúde, de educação, de segurança