Alienação Moral
No processo de alienação moral, uma pessoatrata as demais sem reflexão que permita o questionamento sobre diferenças, semelhanças, justiça, igualdade; sem pensar a si mesmo. Comecemos lembrando que muitas pessoas sonham ou têm pesadelos ondeaparecem sem roupa na rua, à frente de estranhos. Ficam aflitas e envergonhadas e só sentem alívio ao despertarem e perceberem que tudo não passou de um sonho. A partir disso, podemos pensar,filosoficamente, por que sentimos vergonha? Por que um bebê não sente vergonha de estar sem roupa?
Para Sartre(um filósofo, escritor e crítico francês, conhecido como representante do existencialismo), avergonha vem do fato de que nós somos o que os outros nos revelam. Assim, no caso da vergonha, somos instituídos pela presença julgadora dos outros. Nós reconhecemos nossa existência a partir dosignificado que o outro nos atribui. Se me sinto envergonhado e acho que o que está acontecendo comigo é algo feio, é o outro que me revela nesse significado. Enfim, cada um de nós experimenta a própriaexistência sob o olhar alheio.
Isso faz com que nossa relação com os outros seja tão íntima que precisamos assumir uma vida ética. Por mais que eu me considere de determinada maneira, sempre haverá quemnos mostra de modo diferente. Podemos até disfarçar, mas o ato de disfarçar já é colocar- se no mundo com base no outro. Por isso, Sartre chegou a dizer que o inferno são os outros. Não há como escapardisso: é preciso ser