Alienação moral
Introdução
O objetivo deste trabalho é apresentar a gênese e o desenvolvimento, no interior do pensamento marxiano, das formulações analíticas acerca da temática da alienação. O fetichismo, como manifestação alienada própria das relações da vida social da sociedade burguesa constituída e sua vinculação com a problemática da alienação será aqui analisado em sua especificidade analítica e desdobramento sócio-histórico. O encaminhamento da exposição segue-se no apontamento da pluridimensionalidade de questões que a problemática da alienação abarca, especialmente objetivando evidenciar as alternativas abertas para futuras investigações.
O conceito de alienação é um conceito histórico na medida em que tem aplicação analítica numa relação mútua entre sujeito, objeto e circunstâncias concretas específicas. Não obstante, os construtos teóricos acerca dos processos alienantes da vida humana foram edificados em estruturas atemporais, mistificadoras, abstraíndo dos processos socioeconômicos concretos.
É no desenvolvimento do modo de produção capitalista e de sua particular e específica forma de produção material que Marx desenvolve o conceito da alienação.
Alienação Moral
Alienação: tem várias definições: cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se registra uma anulação da personalidade individual, arrombamento de espírito, loucura. A partir desses significados traçam algumas diretrizes para melhor analisar o que é a alienação, e assim buscar alguns motivos por quais as pessoas se alienam. Ainda assim, os processos alienantes da vida humana foram