Aliena O Parental
COMO O PSICOLOGO JURÍDICO PODE AUXILIAR EM CASOS DE ALIENAÇÃO PARENTAL
Professor(a): MARILIA DAMHA
Curso: Direito
Aluno: BRUNO H. RIBAS DE ALMEIDA
R.A: 14.8546-5
Campo Mourão/PR
18/03/2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho abordará um tema muito recente, mas de muita importância para a sociedade em geral, principalmente par as famílias em conflitos, a alienação parental, mais restritamente, como o psicólogo jurídico pode auxiliar em casos de alienação parental.
O principal objetivo é mostrar de que forma, o profissional de psicologia pode contribuir para a minimização do problema gerado em casos de separação, em conflitos familiares, e como auxiliar juízes na formação de uma sentença quando necessário.
O trabalho se restringira a três pontos mais importantes de atuação do psicólogo, a mediação entre as partes, na elaboração de laudos periciais e avaliações psicológicas ou biopsicosocial, e por fim como o psicólogo pode ajudar nos casos da síndrome da alienação parental.
Por se tratar de um tema relativamente novo, as principais ferramentas utilizadas para este trabalho são referencias bibliográficas, e artigos retirados da internet, bem como a legislação brasileira.
2 MEDIAÇÃO
O mediador familiar tem um papel fundamental, e essencial em caso de divórcios. A função do mediador é auxiliar os pais à tomar decisões com responsabilidade nessa etapa da vida, e assim ajuda há não prejudicar a criança em nenhum aspecto. Boa parte dos divórcios, leva os antigos casais à um conflito judicial, esse fato pode causar certa dificuldade dos pais manterem laços familiares, e automaticamente a capacidade deles colaborar como pais, diminui imensamente. Quem acaba sofrendo um pouco mais com isso, são as crianças, precisando do auxílio e educação dos seus pais. A mediação familiar surgiu para justamente beneficiar e apoiar os pais divorciados, para dali em diante terem um certo cuidado com a criação e educação de seus filhos. O