alice
Alice Helena Baldani Diatroptoff, 1
Ana Cristina Pucci, 4
Letícia Alves Ortiz, 24
Tamara Silva de Paula Souza, 35
2° ano A
Resistência dos Escravos
Ribeirão Pires
2014
Escola Estadual Dom José Gaspar
Resistência dos Escravos
Ribeirão Pires
2014
Sumário
Introdução
A escravidão no Brasil foi um marco muito importante para a cultura brasileira, pois a diversificou, ela é muito extensa e surgiu quando detentores de grandes territórios começaram a produzir produtos para consumo e exportação para coroa portuguesa onde era necessário o trabalho árduo, como por exemplo, plantações. Para isto utilizaram da importação de pessoas negras vindas da África para servir como mão-de-obra barata, usando de justificativas religiosas para tal prática desumana e interesses econômicos envolvidos.
Após estes breves conhecimentos fornecidos, mostraremos a história e como era Resistência dos escravos, e ainda se há resquícios da escravidão colonial no Brasil atual.
Escravidão no Brasil
O período de escravista no Brasil trouxe muitos valores para a sociedade principalmente pela cultura trazida dos africanos. Isto teve inicio em 1530, nesse período o preconceito social e racial foi muito forte, tanto que a escravização era muito intensa com os africanos.
Para Portugal, valia muito mais ter o trabalho escravo do que pagar algum cidadão para fazer o trabalho, porque para os escravos não era necessário pagar mão de obra. Por sua vez, os índios já não eram tão utilizados para o trabalho, pois ajudavam a expansão do catolicismo pelas Américas.
O trabalho escravo não era visto com uma boa reputação, pois além das atividades internas, ou seja, feita dentro das casas do grande senhores, o trabalho braçal era muito desvalorizado, pois, era para pessoas negras. No entanto eles não aceitavam tudo, tinha sua forma de resistência. Como