Alguns Gêneros Literarios
Os gêneros textuais fazem parte do dia a dia do indivíduo. Em sua maioria não sabemos o que é e quais são e qual a sua importância na sociedade. Neste trabalho será abordado, dentre os vários gêneros, três, os quais são: reportagem, tirinha de jornal e carta do leitor.
1. Gêneros Textuais
Os gêneros textuais podem ser escritos ou orais. Suas estruturas são socialmente conhecidas, elas podem ser de natureza literária ou não-literária. Em sua modalidade discursiva constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, discursivas, argumentativas) utilizadas como formas de organizar a linguagem. Para a Linguística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua.
Portanto, tudo o que uma pessoa fala ou escreve é um tipo de gênero textual são as práticas sociais que determinam o gênero adequado. Cada vez que expressamos algo, seja escrito ou falado, estamos produzindo um tipo de gênero.
2. Gênero Textual – Reportagem
A reportagem é um gênero de texto jornalístico que transmite uma informação por meio da televisão, rádio e revista. A reportagem é um conteúdo jornalístico, escrito ou falado, baseado no testemunho direto dos fatos situações explicadas em palavras e, numa perspectiva atual, em histórias vividas por pessoas, relacionadas com o seu contexto.
2.1 Características
Atualmente, com o desenvolvimento dos softwares, os repórteres têm mais recursos visuais e gráficos disponíveis, o que chama a atenção para a notícia.
Em meio aos fatos presenciados e que deverão ser transmitidos, cada repórter tem seu estilo próprio de conduzir ou narrar os acontecimentos. Por isso, a reportagem pode ser a mesma, mas a maneira como é comunicada é diferente de um profissional para outro. Para o leitor ou telespectador é ótimo, pois ele poderá optar, por exemplo, por um jornal falado no qual se identifique com o tipo de linguagem.
Qual a notícia