Alguns especialistas acreditam que a grafologia
Neste sentido, e ao permitir conhecer mais profundamente um profissional, o estudo da caligrafia poderá ser relevante em nível do recrutamento, seleção, formação e desenvolvimento de carreira.
Fomos saber com que traços se faz a análise grafológica na área dos Recursos Humanos.
# Na análise grafológica não é levado em consideração o facto de a letra ser bonita ou feia ou o facto do autor ser destro ou canhoto. O estudo concentra-se exclusivamente na caligrafia e não em questões acessórias.
# No entanto, questões como a direção do texto, espaçamento de letras e linhas e a forma como o espaço é aproveitado, são aspectos de grande relevo numa análise deste tipo.
# Para que seja mais fiável, é importante que o texto a analisar tenha pelo menos 20 linhas, seja escrito numa folha branca não pautada e que a pessoa não tenha a noção de que está a ser testada.
Aspectos concretos da análise grafológica:
# A assinatura é um dos elementos mais relevantes neste tipo de avaliação. Por exemplo, se as pessoas com uma autoestima média não fazem qualquer tipo de sublinhado, já uma assinatura com sublinhado demonstra que estamos perante uma pessoa autoconfiante, com uma autoestima acima da média. Por outro lado, a pessoa que sente necessidade de marcar a sua assinatura com vários traços, seja em forma de sublinhado ou de elementos acessórios ao nome, é provavelmente muito insegura e com uma baixa autoestima.
# Outro elemento