ATIVIDADE AVALIATIVA
Em relação à estrutura da polícia comunitária do Ceará, produza um texto contendo os aspectos relevantes desse trabalho em nosso estado e os pontos positivos que devem ser replicados por qualquer outra instituição.
ESTRUTURA DA POLÍCIA COMUNITÁRIA DO CEARÁ
O Estado do Ceará visualizou por unanimidade, do ponto de vista organizacional e estratégico, a doutrina e filosofia de fazer policiamento na forma comunitária, como uma alternativa que viabiliza objetivamente a obtenção de segurança e a manutenção da paz social. Reconhece-se, nesta premissa, a responsabilidade mútua e intrínseca do Estado e da sociedade em executar esta missão.
Do ponto de vista estrutural, os trabalhos de policiamento comunitário na sociedade cearense são gerenciados pelo setor da segurança pública denominado de Coordenadoria de Polícia Comunitária (CPCom). Desta, é delegada aos profissionais que atuam na área, as metodologias que serão aplicadas no seio social. São considerados processos técnicos de ensino: Proerd, visitas comunitárias em domicílios através dos policiais militares, ronda escolar, cursos voltados à promoção da cultura por profissionais habilitados à comunidade, etc. Ênfase para o PROERD, como pioneiro das ações comunitárias de prevenção às drogas e à violência. Observa-se como aspecto relevante deste programa, as atividades pedagógicas propostas às crianças e adolescentes, demonstrando que é possível se antecipar às causas futuras do combate à violência através da presença da polícia no dia-a-dia das pessoas. Afinal, o fundamento da teoria e ciência da educação deve sim, ser replicado pelas demais instituições como fator macro e positivo, base para às mudanças dos mais diversos paradigmas sociais que exigem constantes variações de acordo com os comportamentos dos indivíduos em formação psicológica, todavia segurança pública é um dever de todos.
Por: Francisco Eguimar da Silva Júnior, aluno do CEHS/PMCE/AESP – 2015.
Fonte