Alguns conceitos de Genero epistolar
Na literatura, além de se constituir no gênero literário da epistolografia, surgiu um estilo epistolar de redação sem a intenção de ser correspondência. Pode ser um prólogo de um autor introduzindo e justificando sua obra, ou um recurso ficcional para narração de personagens fictícios através de cartas.
No século 21, com a difusão de meios eletrônicos de escrita, o futuro do gênero parece se revigorar, porém em outros moldes e estilos. maneira de escrever epistolar está, por exemplo, na literatura latina, a partir de Horácio, Cícero, entre outros, que foram copiados pelas gerações seguintes.
Mas foram os Humanistas que expandiram e ampliaram a proporção de tal gênero textual, durante o Renascimento, utilizando as epístolas como forma de transmitir os acontecimentos do mundo ao mundo. Deixando claro que tudo isso ocorreu antes do surgimento da imprensa jornalística.
Além desse aparecimento na literatura em forma de conjunto de escritos, uma outra função literária existente, e recorrente, transformou-se em um estilo de escrita, do qual muitos escritores usufruem como introdução a uma obra, apresentação de uma personagem, justificação de seus escritos. Eliminando, aqui, a epistolografia funcionando como correspondência. Vale lembrar que a partir do século XXI, a epístola, no meio da propagação dos meios de comunicação, principalmente eletrônicos, parece