Alguns apontamentos sobre george simmel
TRABALHO DE TEORIA SOCIOLÓGICA I
ALUNO: RAFAEL MARTINS SPINA
PROFESSORA: CAROLINE
MARÍLIA – 2011
ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE O TEXTO DE GEORG SIMMEL (“Como as formas sociais se mantém”; “O problema da Sociologia”; “O campo da Sociologia”)
Georg Simmel é um pensador do século XX que se consagrou, principalmente entre os norte-americanos, por suas teorias sobre a migração. Porém, o texto que me focarei para realizar este ensaio é sobre suas considerações sobre “como as formas sociais se mantém”, “o problema da sociologia” e “o campo da sociologia”.
Nesses três textos, podemos perceber claramente a influência de dois autores importantíssimos no campo das ciências sociais: Émile Durkheim e Max Weber.
A influência do primeiro autor é percebida em suas considerações sobre o ser individual e coletivo. Para Simmel, a sociedade é formada por indivíduos que se “encontram vinculados uns aos outros por força da influência mútua e da determinação recíproca que exercem uns sobre os outros.” (P. 83). Aqui, percebemos a relação com a teoria da força coletiva que a sociedade exerce no indivíduo, de Durkheim. Além disso, ele também afirma a existência de um sujeito individual e um sujeito coletivo. Portanto, o indivíduo possui, dentro de si, dois “seres”: um ser coletivo (cujas ações são nada mais que reflexos da sociedade em que vive) e um ser individual (que possui as próprias ideias e atos).
Já para a influência de Weber, podemos constatar em sua definição sobre sociedade. Simmel vê a sociedade “em toda parte onde os homens se encontram em reciprocidade de ação” (P. 48). Ora, Weber também afirma que existe uma sociedade a partir do momento em que os indivíduos agem levando em consideração o outro, ou seja, quando há “reciprocidade de ação”. Existem, além desses, outros exemplos que definiriam ainda mais a influência desses dois autores em Simmel, porém vou me conter apenas nesses, para não me estender.
Ao longo do texto, Simmel faz