Algumas transformações espaciais ocorridas no bairro santa mônica-florianópolis – entre 1957 e 2010 – por uma outra identidade
Tiago Bassika, Sindomar Ferreira Marques, Marina Cromberg, Cosme Polese, Paulo Coelho, Zelindro Ismael Farias.
1. Apresentação
Esse artigo tem por objetivo desenvolver análise crítica sobre algumas das principais transformações espaciais ocorridas em parte do bairro Santa Mônica e Trindade, em Florianópolis-SC, no período compreendido entre 1957 e 2010, registradas por fotografias aéreas em momentos distintos (anos de 1957, 1978 e 1998), disponíveis na biblioteca do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e por imagem de satélite referente ao ano de 2010, obtida no software Google earth.
Preocupamos ressaltar essas transformações relacionando-as com algumas políticas de desenvolvimento implementadas pelos Governos Federal, Estadual e Municipal como forma de compreender, através da leitura temática e da observação empírica, como o modelo de desenvolvimento, refletido nas decisões políticas, podem interferir no contexto sócio-espacial, modificando-o.
Partimos do pressuposto de que não há opções neutras sendo que, em qualquer hipótese, alguns interesses imediatos são amparados por tais opções em detrimento de outros.
Entretanto, a pretensão deste trabalho não é de esgotar a análise sobre as conseqüências do modelo de desenvolvimento sobre certa área em dado espaço de tempo, mas tão somente, ainda que de forma incipiente, demonstrar algumas transformações nem sempre tão evidentes no quotidiano das pessoas, porém, inegavelmente presentes em suas vidas.
Por tratar-se de um trabalho eminentemente empírico, a escolha da área procurou atender aos critérios de disponibilidade de imagens que abrangessem uma pequena área mas com uma maior amplitude temporal, como forma de validação dos resultados. Esse local deveria também ser próximo e acessível a todos os componentes do grupo