Algoritmos
A maioria das pessoas que querem aprender a programar começam de maneira errada. Arrumam um compilador ou ambiente de programação e já vão metendo a mão na massa. Esta é a maneira mais frustrante de aprender a programar. Logo, logo estas pessoas vão esbarrar em obstáculos que só serão transpostos com a análise cuidadosa do problema e com a construção de um algoritmo. A lógica de programação e a construção de algoritmos são conhecimentos fundamentais para programar. Construído o algoritmo, você pode, então, codificar seu programa em qualquer linguagem. "Conte-me e eu esqueço
Mostre-me e eu lembro
Deixe-me fazer e eu aprendo"
Confúcio
Isto é verdade. E baseado nisto é que você deve assimilar as regras básicas da construção de algoritmos e cair em campo para fazer os exercícios. Não olhe as respostas antes. Queime os neurônios e tente até a cabeça doer. No final confira com as respostas. Porém, lembro que muitas vezes um problema pode ser resolvido de várias maneiras. A solução mostrada aqui é apenas uma delas.
Caso você já conheça alguma linguagem de programação, é interessante codificar suas soluções.
O que é um algoritmo
Basicamente, um algoritmo é um conjunto de passos a serem seguidos para a resolução de um problema.
Digamos que você quer que o seu programa calcule a média aritmética entre quatro notas. Para resolver este problema você poderia dar as seguintes ordens ao computador: 1. Receba as quatro notas do usuário; 2. Calcule a soma destas quatro notas; 3. Divida o resultado desta soma por quatro.
Simples não ???
Porém existem algumas regras e convenções que facilitam a nossa vida e nos ajudam a resolver problemas mais complexos.
Sentimos dificuldade em organizar nossos pensamentos e fazer o algoritmo. Para melhorar isso devemos treinar, fazer muitos algoritmos e com o passar do tempo ficaremos com o raciocínio bem flexível.
Após feito o algoritmo você pode codificar seu programa em qualquer linguagem, observando,