Algoritmos Genéticos em Problemas de Layout
Thiago Arantes Nogueira Raul Coli Franqueira
Orientador: Prof. Jeremias Barbosa Machado Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação - IESTI
Resumo - Este artigo apresenta propostas de solução de problemas de layout utilizando técnicas de algoritmo genético.
Palavras-Chave: Layout, projetos, custo, algoritmo genético
I. INTRODUÇÃO
Toda empresa deve buscar a minimização dos custos de sua produção. Um dos fatores silenciosos que aumentam estes custos é o layout da fábrica. Um layout inadequado pode gerar uma grande perda de tempo com transporte de materiais entre os produtores e clientes internos da empresa.
Outra dificuldade é encontrar a melhor distribuição da mão de obra disponível entre os processos, visando reduzir o custo de produção e o ciclo de fabricação do produto, ambos objetivos impactando diretamente no custo final.
As situações citadas são problemas de busca pelo mínimo, visando à redução dos custos do processo. Em problemas deste tipo, se torna interessante o uso de algoritmos genéticos para se encontrar a melhor solução.
Este documento propõe a comparação entre os resultados dos métodos manuais de resolução destes problemas e os resultados obtidos utilizando técnicas de algoritmo genético em Matlab.
II. LAYOUT
O estudo de layout busca uma combinação ótima das instalações industriais que concorrem para a produção, dentro de um espaço disponível [1].
Este rearranjo, por mais que seja visto como uma futilidade por muitos, é de extrema importância para o sistema de produção, pois facilita o fluxo de materiais, diminui o tempo gasto no processo, reduz riscos à saúde dos trabalhadores e torna o ambiente mais agradável e propício para se trabalhar.