Algoritmo
Funções dividem grandes tarefas de computação em tarefas menores e permitem ás pessoas trabalharem sobre o que outras já fizeram, ao invés de partir do nada. Funções apropriadas podem freqüentemente esconder detalhes de operação de partes de programa que não necessitam conhecê - las, esclarecendo o todo, e facilitando mudanças. Você já usou a função print() sem conhecer detalhes de sua programação . o que é uma função? uma função é uma unidade de código de programa autônomo desenhada para cumprir uma tarefa particular ].
C foi projetada com funções eficientes e fáceis de usar; programas em C geralmente consistem em várias pequenas funções ao invés de poucas de maior tamanho.
Provavelmente a principal razão da existência de funções é impedir que o programador tenha de escrever o mesmo código repetidas vezes. Suponha que você tenha , em seu programa, um parágrafo onde se calcula o quadrado de um número. Se, mais adiante, no programa, você precisar da mesma instrução, deverá escrevê-la novamente. Em vez disto você poderá saltar para uma seção, do código, que calcula o quadrado e voltar novamente á mesma posição. trabalhando assim, uma simples seção do código pode ser usada repetidas vezes no mesmo programa.
Funções Simples
O uso de uma função pode ser comparada à forma de alugarmos a mão de obra de alguém para executar um trabalho específico. Algumas vezes a interação com semelhantes pessoa é bem simples; outras vezes, mais complexa. Vamos começar com um caso simples: nosso exemplo cria uma função que imprime 20 caracteres sólido numa linha. A seguir está a listagem completa que consiste na função main() e na função linha().
/* moldtext.c */
/* envolve um texto por uma moldura */ main() { linha(); printf("\xDB UM PROGRAMA EM C \xDB\n"); linha(); }
/* linha() */
/* desenha uma linha solida na tela, 20 caracteres */ linha() { int j: for(j=1;j<=20;j++)