Algoritmo
O VisuAlg prevê quatro tipos de dados: inteiro, real, cadeia de caracteres e lógico (ou booleano). As palavras-chave que os definem são as seguintes (observe que elas não têm acentuação):
inteiro: define variáveis numéricas do tipo inteiro, ou seja, sem casas decimais.
real: define variáveis numéricas do tipo real, ou seja, com casas decimais.
caractere: define variáveis do tipo string, ou seja, cadeia de caracteres.
logico: define variáveis do tipo booleano, ou seja, com valor VERDADEIRO ou FALSO.
O VisuAlg permite também a declaração de variáveis estruturadas através da palavra-chave vetor, como será explicado a seguir.
Nomes de Variáveis e sua Declaração
Os nomes das variáveis devem começar por uma letra e depois conter letras, números ou underline1, até um limite de 30 caracteres. As variáveis podem ser simples ou estruturadas (na versão atual, os vetores podem ser de uma ou duas dimensões). Não pode haver duas variáveis com o mesmo nome, com a natural exceção dos elementos de um mesmo vetor.
A seção de declaração de variáveis começa com a palavra-chave var, e continua com as
Seguintes sintaxes:
<lista-de-variáveis> : <tipo-de-dado>
<lista-de-variáveis> : vetor "["<lista-de-intervalos>"]" de <tipo-de-dado>
Na <lista-de-variáveis>, os nomes das variáveis estão separados por vírgulas. Na <lista-de-intervalos>, os <intervalo> são separados por vírgulas, e têm a seguinte sintaxe:
<intervalo>: <valor-inicial> .. <valor-final>
Na versão atual do VisuAlg, tanto <valor-inicial> como <valor-final> devem ser inteiros. Além disso, exige-se evidentemente que <valor-final> seja maior do que <valor-inicial>.
Exemplos:
var a: inteiro
Valor1, Valor2: real vet: vetor [1..10] de real matriz: vetor [0..4,8..10] de inteiro nome_do_aluno: caractere sinalizador: logico
Note que não há a necessidade de ponto e vírgula após cada declaração: basta pular linha. A declaração de vetores é análoga à linguagem Pascal: a variável vet