algoritmo
Manzano 2012 A matriz de uma dimensão é o forma mais simples de usar tabelas de valores com uma coluna e várias linhas de dados. Essa estrutura de dados fica em uma única variável dimensionada com um determinado tamanho. A dimensão de uma matriz é formada por constates inteiras e positivas. Os nomes dados a uma variável composta (matriz) seguem as mesma regras dos nomes dados a variáveis simples e também ao comando var com auxílio do comando conjunto na definição da matriz.
Trabalhar com algoritmos com matriz unidimensional e a criação de uma variável dimensional que pode receber mais de um valor em uma variável, igual a uma tabela de uma linha, onde o nome da variáveis é o nome da linha e os valores são adicionados nas suas colunas.
Para o desenvolvimento do problema de menor caminho trabalhamos com os dois valores v, r (v = valor ) é ( r = resposta) convertendo para matriz unidimensional ficou assim: v : vetor [1..10] de inteiro r : vetor [1..7] de inteiro
A variável “v” irar receber os valores dos vetores do problema de menor caminho com a utilização de um laço de repetição para ler os 10 vetores, A variável “r” irar receber o resultados das soma dos vetores, para encontrar o menor caminho entre os dois pontos.
O método usado para o desenvolvimento da logica de menor caminho foi o apresentado na segunda e primeira etapa, alterando a nova estrutura proposta e a utilização algoritmo com matriz unidimensional.
Código em VisuALG utilizando matriz unidimensional: algoritmo "Menor Caminho2"
// Função : Encontra o menor caminho de um ponto informado
// Autor : Grupo
// Data : 01/11/2014
// Seção de Declarações var i : inteiro v : vetor [1..10] de inteiro r : vetor [1..7] de inteiro Valor:caractere
Inicio
para i de 1 ate 10 passo 1 faca escreval("1º vetor igual á A") escreval("2º vetor igual á B") escreval("3º vetor igual á C") escreval("4º vetor igual á D") escreval("5º vetor igual á E")