Brasil um país do futuro, mas qual é o futuro do Brasil?
O país atualmente é muito melhor do que anos atrás, e os números comprovam isso. Pois, na economia temos um histórico crescente do PIB que comparado a outros países não é muitos alto, porém há cerca de 30 anos o Brasil não cresce por cinco anos consecutivos. A taxa de desemprego vem dando boas quedas, o numero de estudantes no ensino superior vem crescendo. Mas, se comparado a outros países emergentes, esses números não são tão bons. Quais são os nossos problemas? Porque somos considerados o país do futuro?
Para começar a responder essa pergunta temos que analisar o que temos: O país é sustentável em fontes naturais, exportamos energia para vários países. Porém, para a manutenção do sistema é necessário investimentos em fontes renováveis. Contrário a isso, são um dos países mais poluidores do mundo e ainda não estamos preparados para administrar todos os recursos naturais. Por isso, temos uma sustentabilidade incerta.
Nossos investimentos nos parques industriais são baixos, e temos problemas de alta tributação aliado a taxa de um dos países mais burocratas do mundo, o que com que haja um retardo no crescimento. Os problemas sociais são muitos, mas as medidas tomadas vêm dando bons resultados. As estruturas dos grades centros urbanos, com a chegada da copa do mundo, parece que irão melhorar bastante a questão da mobilidade urbana.
A corrupção é um dos principais problemas a serem enfrentados. E, estes são combatidos diariamente para que esse hábito que pode dizer até que é cultural, não ocorra.
Por tudo isso, podemos prever boas mudanças e dizer que o país do futuro há de chegar, desde que a sociedade esteja empenhada em conseguir este resultado.