QUESTIONÁRIO DCP DA FORD
O Departamento de Contas a Pagar (DCP) tinha 500 funcionários e um mar de papelório para resolver pendências e pagar fornecedores. Cerca de 14 itens de múltiplas fontes tinham de ser conferidos. O atraso de um documento significava horas para achar a informação correta. O procedimento era convencional: o Departamento Compras (DC) enviava um Pedido de Compra (PC) ao fornecedor com cópia ao DCP. Quando o material chegava à recepção, o funcionário preenchia um formulário do material e enviava ao DCP. Logo depois, o fornecedor enviava ao DCP a fatura. O DCP precisava conciliar três documentos: o PC, o recebimento e a fatura. Em 80% dos casos, a conciliação era possível. Mas os 20% restantes davam uma confusão enorme.
2) Como ficou depois, sob o ponto de vista do modelo burocrático?
A fatura e os três documentos foram eliminados. O papelório foi substituído pelo computador. O comprador do DC emite um pedido ao fornecedor e informa em um banco de dados on-line. Ao receber o material, a recepção verifica a compra no banco de dados e informa a chegada. O computador emite automaticamente o cheque ao fornecedor no prazo. Caso contrário, a recepção devolve o material ao fornecedor.
3) Em sua opinião, o que é reengenharia?
Reengenharia é um plano de mudanças que visam tornar a empresa mais competitiva, através de medidas que alteram não só as operações e os processos, como também em alguns casos, a própria estratégia empresarial. Ocorre à substituição dos processos manuais por informatizados, e eles são integrados num único sistema. Processos que não se adequam as mudanças, são substituídos ou até eliminados.
4) Qual sua opinião sobre a necessidade de papéis e documentos nos processos?
É importante para assegurar certo controle das operações e atividades desenvolvidas, proporciona mais segurança em caso de pane no sistema da empresa sendo que os dados não seriam perdidos e tem validade superior a