Algoritmo
“O mundo não é perfeito para usarmos apenas a estrutura sequencial, é necessário colocarmos condições em nossos algoritmos e programas”. A estrutura condicional permite que condições sejam testadas e se forem verdadeiras determinados comandos serão executados e se não forem verdadeiras, outros comandos serão executados ou não.
1- Estrutura Condicional em Fluxograma
Em fluxograma, representamos uma estrutura condicional com o símbolo de tomada de decisão. A estrutura básica para estrutura condicional é:
Sim / Verdadeira/ True
Tomada de decisão Condição
...
Não/ Falso/ False
....
Os fluxos de dados que saem do símbolo de tomada de decisão devem ter a indicação de “Sim” para o fluxo no qual deverá ser seguido caso a condição seja verdadeira ou “Não” para o fluxo no qual deverá ser seguido caso a condição seja falsa. Observe que em vez de “sim”, também é possível indicar com a palavra verdadeira ou verdade ou em inglês true. Observe que em vez de “não”, também é possível indicar com a palavra falso ou verdade ou em inglês false.
Caso existam outras condições na estrutura que será representada com fluxograma, será necessário indicar com outros símbolos de tomada de decisão.
2- Estrutura Condicional em Pseudocódigo
2.1- Estrutura Condicional Simples
Se (condição) Então
Comando
Mais informações: www.professoresalgoritmos.com
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/professoresalgoritmos
Página 25
O comando só será executado se a condição for verdadeira. Uma condição é uma comparação que possui dois valores possíveis, verdadeiro ou falso.
Caso existam mais comandos (comando1, comando2 e comando3) que deverão ser executados caso a condição seja verdadeira, é necessário indicar com INÍCIO e FIM, como mostrado a seguir:
Se (condição) Então
INÍCIO
comando1 comando2 comando3
FIM
2.2- Estrutura Condicional Composta
Se (condição) Então
Comando1
Senão
Comando2
Se a condição for